Diário de Bordo #3 - Bruxelas :: Nunca Antes Visto
Diário de Bordo #3 - Bruxelas
Escrito por: Hugo Pais
Depois de na primeira edição deste espaço, ter falado de Antuérpia, hoje falo da capital Belga, Bruxelas. Quero falar também de todos os sítios na Holanda que já visitei, mas acabo de chegar de uma excursão de dois dias a Bruxelas, onde também já tinha passado cinco dias no verão em casa de uma tia, e por isso a Holanda pode esperar: hoje dou por concluído tudo o que tenho a dizer sobre este grande país que é a Bélgica. Já antes falei sobre esta cidade, aquando da minha primeira visita, podem ver esse post clicando aqui.

Mas também vou ser curto, pois só há uma coisa a dizer: Bruxelas é a minha cidade de sonho. Bem, quase... Era a minha primeira escolha, queria imenso vir viver para a capital belga, tinha essa possibilidade... Mas descartei-a no momento em que vi que as aulas seriam em francês. Mania das pessoas em não falarem em inglês :P



Bélgica, o país das batatas fritas com maionese, do chocolate, das waffles, da cerveja! É o paraíso... Só lhes falta as coffe-shops holandesas. Mas é uma cidade de uma energia imensa, com grandes e belos edifícios. A Grand Place, "a praça mais bonita do mundo", or so the say, é algo que vale sempre a pena ver mais uma vez. E ainda mais desta vez que foi com um guia turístico, que contou coisas interessantíssimas sobre esta praça. Visitámos o museu do chocolate, e passámos por essa atracção turística que é o manneken pis. Vale a pena ir a Bruxelas só para ver a estátua do puto a mijar!!! (ou então não....)


A noite não desiludiu, pubs com excelente ambiente, do mesmo género que já conhecia em Roterdão. A diferença? A cerveja, ou não fosse a Bélgica conhecida por isso mesmo. Existe em Bruxelas o bar com o recorde do guiness de mais variadade de cerveja à venda: 2000 diferentes cervejas!!



A noite começou com um bom jantar num restaurante português (existe um bairro tuga em Bruxelas), com alguns colegas internacionais nossos a irem ao céu com os nossos petiscos, mesmo sendo que o restaurante era bem caro e de menor qualidade, comparado com o que se acha em Portugal. Encontrámo-nos lá com amigos de Portugal a estudar em Bruxelas de erasmus, e ficámos então para ver o derby lisboeta. Pena o jogo ter acabado sem golos.

Seguimos depois então para o dito bar recordista. Excelente ambiente, excelente cerveja. Valeu cada um dos 350 cêntimos que dei por ela: foi uma boa meia hora passada a apreciá-la. Depois seguimos para pubs mais "dançáveis", e foi a "curtir" até de manhã.

No dia seguinte, Domingo (ontem), a arrastar-nos de sono e dor de cabeça, fomos a um parque (perto do Atomium, uma das atracções de Bruxelas, um edifício giganesteco em forma de átomo), chamado Mini-Europe, um projecto financiado pela U.E. onde se encontram as atracções principais de todos os países da União Europeia em versão miniatura, tipo o Portugal dos Pequeninos de Coimbra. Ora, se isto era algo que ao princípio até parecia ser para crianças, a verdade é que se tornou em algo muito interessante, tendo em conta que éramos todos estudantes internacionais. Foi uma oportunidade excelente para toda a gente dar a conhecer um pouco mais do seu país, e eu não fiquei atrás ao ver miniaturas do castelo de Guimarães, da cidade do Porto, do Oceanário, da Torre de Belém, e de uma falésia da costa algarvia. Ainda deu para me rir um bocado, quando um americano me perguntou se o castelo de Guimarães foi onde viveu o Salazar. Mas foi uma excelente ideia, esta visita: a conversa durou a viagem toda de volta a Roterdão.







Até uma próxima, fui para Londres!

Etiquetas: ,



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
bruxelas, bruxelas brochelas, brochelas broches, está explicado porque gostas tanto de bruxelas, a capital é bonita, importante, desenvolvida e tem muito para se ver
30 de novembro de 2009 às 10:00  
Blogger Hugo Pais argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Fizes-te a piada do século. Parabéns.
30 de novembro de 2009 às 12:41  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
fez fez... ser tao seco no inverno é obra (porventura de broches que ele, coitadito, faz la na aldeia dele)
30 de novembro de 2009 às 14:03  
Blogger Wonderwall argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
"miniaturas do castelo de Guimarães"

Ohh, ohh he said it!
30 de novembro de 2009 às 21:08