:: Arquitectura - O extremo:: :: Nunca Antes Visto
:: Arquitectura - O extremo::
Escrito por: BrainStorm
Hoje vamos falar de arquitectura...a forma de arte de maior grandeza ( no verdadeiro sentido de grande, tamanho) onde as ideias podem ser transformadas em coisas completamente chocantes em relação ao espaço que as envolve, chocante não só no mau sentido.

Existe uma cidade na Austrália que neste momento cresce e r
ejuvenesce em projectos arquitectónicos levados ao extremo, falo de Melbourne, capital e a maior cidade do estado de Victória sendo a segunda maior região urbana do país localizada na costa sul australiana.

Melbourne's Rectangular Stadium
Há 25 anos atrás, o mundo estava de olhos
postos em Melbourne para o maior evento desportivo, os Jogos Olímpicos. Mesmo muito antes disso, os australianos sempre foram famosos como grandes fãs do desporto.
O Melbourne Rectangular Stadium terá uma capacid
ade para mais de 30.000 e apresenta um telhado com design 'bio-frame' fornecendo uma ampla cobertura para os assentos e uma vista excelente de linhas para o espectador.
O projecto representa uma integração completa entre arquite
ctura e engenharia - todos os elementos do protejo têm uma finalidade sendo optimizada para a sua aplicação específica. As qualidades artísticas do projecto são o resultado da função e estrutura. Este estádio foi desenhado pela COX Arquitects, com a assistência a nível de engenharia da Arup, e da Norman Disney & Young. O estádio foi projectado com uma forma única e dinâmica, inovadora e inesquecível. No coração do design está a bio-frame, um design leve de aço baseado na eficiência estrutural inerente do domo geodésico que permite suportar menos 50% de aço que uma estrutura de telhado normal. Esta estrutura esta coberta por uma fachada triangular feita de uma combinação de aço, metal e grelhas. Juntos, a bio-frame e a cobertura formam um edifício escultural e não industrial.

Melbournes's Theatre

As cidades crescem organicamente
e e, enquanto algumas áreas prosperam, outras deterioram-se com o tempo assim como a indústria se desenvolve, a dinâmica social desloca-se e a economias flutuam.
Muitos urbanistas olham para a multidimensionalidade de qualquer cidade em que actuam, independentemente de onde um projecto é situado. Os arquitectos Ashton Raggatt McDougal completaram o design do Melbourne Recital Center e do vizinho Melbourne Theater Company na esperança de transformar a anteriormente abandonada área de Southbank no distrito dinâmico que se transformou nos dias de hoje.
A firma foi tão bem sucedida no design destes dois edifícios que recebeu a Medalha de Arquitectura Victoriana de 2009 nas três categorias: Arquitectura Pública, Design de Interiores e Design Urbano.
Em colaboração com a Arup Acoustics, a ARM desenhou um dinâmico e original espaço de performances com capacidade para 1000 lugares sentados e um Salão com capacidade para 150 pessoas. Um designer da Arup explica que o conceito foi baseado nas proporções do típico espaço para concertos europeu denominado de "caixa de sapatos", a geometria foi reforçada para providenciar maior intimidade acústica e melhorar as vistas para os espectadores.
O design do Melbourne Theater Company começa com a fachada dramática: tubos de aço 3D incandescente dobram-se e misturam-se com o revestimento em alumínio - assim como o actor apresenta e dá vida à sua performance contra um cenário preto. O interior é composto pelo Summer Theatre, com 500 lugares sentados sem balcão ou mezzanine, mas permitindo na mesma excepcionais linhas de assentos até ao palco. O elemento mais marcante dentro do teatro principal é o Wall World - 70 frases de diferentes peças são iluminadas quando o palco está escuro. O edifício também alberga um espaço de ensaios que pode ser usado para eventos ou para espectáculos mais intimistas, assim como um café e um bar na frente do edifício.











Descobertas:

portostreetstyle.wordpress.com - a nossa cidade em fashion victims
https://www.mishare.com -
para Ipod fanatics
http://www.eleventhegame.com - para fanáticos dos matrecos
content="Microsoft Word 12">


Etiquetas: ,



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger juanolla argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Adorava ir lá ver. É arrojado, gosto.
1 de dezembro de 2009 às 16:19