Olá, tudo bem? #3 :: Nunca Antes Visto
Olá, tudo bem? #3
Escrito por: Anónimo
Vamos lá ser sinceros uns com os outros. Desde quando é que as modas em Portugal são lançadas por um velho de 86 anos? A miudagem já não vê os MCA? Já não ouve Tokyo Hotel?



Foi preciso estoirar nas bancas a nova obra de José Saramago, "Caim", para nos apercebermos de mais uma (a maior dos últimos tempos) onde de "Anti-Cristianismo" em terras lusitanas. E eu não consigo arranjar melhor expressão que "hipocrisia extrema e incompreensível" para caracterizar esta nova atitude do "Eh, Saramago é que é! Vou vomitar o teu Memorial do Convento no 12º ano, mas por agora, enraba aí o Ratzinger!". E passo a explicar porquê.

Devo dizer que não me dei ao trabalho de ler o livro (não sou culto, como muitos que por aí se espavoneiam, limito-me a ler aquilo que tenho obrigatoriamente de ler. E mesmo assim, às vezes não consigo), portanto não me vou pôr a discutir o tema em questão, ou mesmo a forma como o livro está escrito. Vou, isso sim, criticar aquilo que tenho visto por parte dos portugueses, face ao livro. Tendo em conta que, muito provavelmente, o livro se trata de mais uma afronta à Igreja Católica e a tudo aquilo que o Cristianismo defende, e como Cristão que sou, vou usufruir do meu direito de escolha e escolher não o ler. Mas o que me irrita são os dois extremos da coisa: por um lado, aquelas beatas que nunca leram nada para além da conta do supermercado e, como tal, não leram o livro e limitam-se a opinar sobre aquilo que ouvem na rua e na televisão; por outro, aqueles que também não leram o livro (vamos a ver e é sempre assim, falam todos muito, mas conta-se pelos dedos os que chegaram mesmo a ler o que quer que seja) e gostam de parecer fixes e rebeldes e desatar a desrespeitar e profanar uma religião que é só a religião com mais seguidores no mundo inteiro, civilizado ou não.

Para os que crucificam Saramago e a sua maneira de escrever, mesmo nunca tendo lido nada dele e nem sabendo sequer do que o livro se trata, eu vos digo uma coisa: deixem de fazer figura de idiotas. Eu posso dizer que não gosto da escrita do homem, por uma razão muito simples: EU JÁ LI SARAMAGO. Eu conheço aquela escrita hieroglífica e sem vírgulas que me faz querer vomitar a cada linha que passa. Sendo assim, eu posso usufruir do meu direito de expressão e dizer que, como escritor, o homem não vale uma merda! Agora, todos aqueles que nem sabem o porquê de ir à missa, todos aqueles que têm a mente conspurcada com o lixo que vos é dado a comer diariamente pela comunicação social, por amor de Deus, deixem de fazer figuras ridículas e informem-se. Saibam pelo menos do que estão a falar, antes de falar! É pedir muito?

E para todos aqueles que, à semelhança dos supra-citados, nem se deram ao trabalho de abrir o livro mas que, simplesmente pelo facto de (e faço aqui uma comparação com o "Evangelho Segundo Jesus Cristo") haver uma ridicularização e profanação da Igreja e de Deus, já se consideram acérrimos defensores da escrita e pontos de vista de Saramago, só vos digo: tenham vergonha. Muitos de vocês enchem a boca de pseudo-opiniões destrutivas face à religião Cristã, mas todos os Sábados (ou Domingos, se dormirem em casa da avó) é ver-vos sentadinhos ali na Igreja! Que raio de Deus defendem vocês? Em que raio é que acreditam? Ao menos sabem o significado daquelas 2 horas que passam semanalmente naquele edifício grande no centro da cidade, chamado Igreja? Sabem porque é que lá vão? Não, pois não? Então porque é que vão? Tenham vergonha, por amor de Deus (ou do que quer que acreditem)! Vocês são uma vergonha, uma desgraça para a sociedade, para o país, para o Mundo, para a Humanidade! Vocês nem sabem o que defendem, nem sabem o porquê de enxovalhar e escavacar aquilo em que milhões de pessoas acreditam, simplesmente o fazem porque está na moda, está na berra ser "anti-Deus"! Se de hoje para amanhã, o Bill Kaulitz se revelasse acérrimo defensor da Igreja, já mudavam todos de opinião? Vocês metem nojo, todos vocês. São uns frustrados, cujo único interesse é a pseudo-rebeldia, para tentarem ser aceites, em vez de serem fiéis a vocês mesmos, verdadeiros! Vocês nem a vocês próprios defendem. Riam-se. Era ver-vos internados no Hospital com uma doença grave, a ver se não rezavam até vos caírem as lágrimas dos olhos!

Entenda-se que não estou aqui a criticar todos aqueles que já leram o livro e partilham da opinião de Saramago, de forma fundamentada e coerente. Apenas condeno a forma desrespeituosa como Saramago e seguidores tratam a religião Católica e Cristã, partilhada por milhões de pessoas pelo mundo. Eu não me considero Católico, até porque não vou à missa nem participo em iniciativas promovidas pela Igreja (e não concordo com muitas das concepções defendidas e idealizadas pela Igreja, como instituição). Mas Cristão? Isso sou, com todas as forças do meu ser, todas as crenças, todos os meus actos, pensamentos, raciocínios, opiniões. É parte de mim, e isso ninguém me tira. Portanto, uma vez que é impossível um velho caquético pedir desculpa por todas as ofensas que fez a Jesus e Deus, ao menos posso limitar-me a, de momento, recusar ler o livro.

Por último, gostava de saber se o senhor Saramago tem tomates para criticar a religião muçulmana e todos os extremistas que, em nome de um suposto "Allah", ceifam as vidas de milhares de pessoas por dia. Mas enfim, que se pode esperar mais de um comunista?

Etiquetas: ,



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Horizonte argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Concordo com todas as tuas palavras, Last Rider. Já eu, para que todos saibam, sou cristão e católico.

Bom post.
29 de outubro de 2009 às 00:15  
Blogger i_girao argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Olá tdo bem?:P
concordo com tudo, mas tb sou catolica cmo o horizonte!xD
bom texto..
29 de outubro de 2009 às 00:19  
Blogger |Styles| argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Subscrevo totalmente o teu texto, e tambem os dois comentários acima porque também sou cristão e católico :P

Excelente texto!
29 de outubro de 2009 às 01:00  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
vai comer no cu,paneleiro dum raio
29 de outubro de 2009 às 07:22  
Anonymous armyofufs argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
"Eu conheço aquela escrita hieroglífica e sem vírgulas que me faz querer vomitar a cada linha que passa. Sendo assim, eu posso usufruir do meu direito de expressão e dizer que, como escritor, o homem não vale uma merda!"

LOOOOOOOOL. Absolutamente ridículo. Ao menos acrescentavas: "a meu ver" ou "na minha opinião". Agora dizeres, mesmo que já tenhas lido Saramago, esse opróbrio que até me dá vómitos, assim de qualquer maneira.

"por todas as ofensas que fez a Jesus e Deus"

LOOOOOOOOOOOL. Ofensas a Jesus! Leste O Evangelho? Ele ainda enaltece mais a figura que foi Jesus Cristo, face à tirania de Deus e das instituições religiosas! E mais! Muito antes de Dan Brown, defende um Cristo humano, que derivado da sua condição básica consegue ainda ser superior a um Cristo semi-deus, que através de milagres e essas tretas conseguiu o que conseguiu.

"Mas enfim, que se pode esperar mais de um comunista?"

Nem comento isto. Sinceramente, responder a Saramago de uma forma ainda mais afrontiva do que as opiniões dele...é inqualificável!

E se dúvidas há acerca da minha opinião fundamentada sobre Deus e religião, é favor passar os olhos por um texto meu que jaz na biblioteca do NAVIV, desde há umas semanas atrás.

Ah, faltou-me uma...dizeres que a maior parte dos que criticam a religião, vão à missa todos os Domingos. Pois, criticar a generalização precipitada de Saramago quando disse que os cristãos não lêem a Bíblia com outra generalização precipitada. Oratória fantabulástica! YEAH!
29 de outubro de 2009 às 08:22  
Anonymous Higuita argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Sinceramente, ainda bem que admites que não és culto... Já não me era desconhecida esta tua veia superficial e ignorante, mas este texto vem em prol disso mesmo, acentuar a tua imobilidade e nulidade...
Fazes juízos de valor em visões muito restritas e delineadas, dando uma de eu sou crítico eu sou agressivo eu é que sei :s sinceramente não sei em que mundo vives, mas não deve ser no meu com certeza... O mundo como tu o encontras é feito por pessoas muito mais evoluídas e perspicazes daquelas que tu descreves aí... Deve ser influência do tipo de pessoas com que convives, não sei :s

Depois dás uma de cultura dizendo que já leste saramago e que o pessoal que vem aqui ler nunca leu :s sinceramente, para além de um egocentrismo, demonstra a tua lacuna de inteligência desprovida de lógica e razão, uma vez que estas ciente que podem vir aqui pessoas 100 vezes mais inteligentes que tu e que leiem e se informam num dia do que aquilo que tu se calhar fizeste na tua vida inteira :s que eu me exclua dos pecadores, mas dasse, és mesmo ignorante :s

Atiras um dos maiores escritores portugueses de sempre para a merda, unica e simplesmente argumentando que não gostas dele por causa das vírgulas... WTF?!?!?!?! tipo, pode não se enquadrar no teu QI, mas dasse, dizeres que te dá vomitos só pela redacção peculiar que ele apresenta?! Cá ignorante... Aprende a respeitar o suor e opiniões dos outros, especialmente (wtf?!) do único escritor português galardoado com o prémio nobel...

Por fim, coroas a tua pérola de escrita julgando uma pessoa pela sua inclinação partidária... Pá, deves ser o chefe das autarquias só pode.

Não sei o qque é que o Naviv pretende com estes textos... Irreverência, talvez. Eu vejo muita ignorância e presunção. Nem me vou pronunciar quanto à inclinação religiosa, isso seria demasiado massacrante. Só espero que se comece a abrir portas a opniões mais respeitadoras ao alheio, caso contrário entra-se nisto... Simples devaneio de retrete.

Um bem haja.

Higuita
29 de outubro de 2009 às 15:42  
Blogger J. argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Bom, sinceramente esperava uma coisa mais inteligente vinda de ti, mas bem sei que por vezes é difícil conseguir escrever algo quando não se tem muito mais de dois neurónios. Primeiro, eu não gosto da escrita do Saramago, e já li um livro dele, e acredita que não gostei da escrita (apenas). No entanto reconheço ao homem uma grande qualidade de escrita, um extensivo recurso à ironia e a metáforas bastante bem elaboradas, e apresenta páginas e páginas de um estilo único. O que ele disse é inteligente. Dizeres que a escrita dele é uma merda revela que és um atrasado de primeira categoria, sinceramente.

Depois, dizeres que está na moda ser anti-católico está na moda ainda revela mais estupidez da tua parte. Falo por mim, que sempre fui contra a religião e pró-progresso da humanidade no campo da razão, não do invisível. Sou agnóstico, ou seja, acredito numa entidade superior, mas não sei se é um deus, se são as leis universais da física ou se e o puro acaso. Pensa. Se um gajo diz que consegue falar com os animais, é considerado maluco. Um gajo diz que fala com deus, seja lá o que esse deus é, e é considerado uma santidade. Aliás, tu falas muito bem da igreja, mas se tivesses dito certos desses vocábulos durante a guerra santa tinhas ido parar à fogueira! Por isso, cala-te e não fales do que não sabes.

Por fim, a tua afirmação sobre o comunismo revela que és uma pessoa completamente... Parva, não há volta a dar. Eu sou de esquerda, e acabei de refutar o teu mísero texto em algumas linhas. O meu amigo Armyofufs também, e fez o mesmo. Por isso, e segundo a tua lógica da batata, deves estar ao nível de lixo cósmico não?
Já agora, não é preciso ser de direita para acreditar em Deus ou ser católico. Sei que isso pode parecer um requisito mínimo, como algumas pessoas já provaram aqui na caixa de comentários.
29 de outubro de 2009 às 15:45  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
os últimos 3 a comentar sao os maiores anormais que por aqui andam
29 de outubro de 2009 às 16:12  
Blogger |Styles| argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Este comentário foi removido pelo autor.
29 de outubro de 2009 às 17:48  
Blogger |Styles| argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Acima de tudo é importante respeitar a opinião dos outros mesmo que seja contrária, e em certa parte o Saramago ( nunca gostei dele principalmente por parecer ser mais espanhol que português, mas respeito-o) aparentou uma certa falta de respeito pela religião cristã.

Acho que o Rider não quis generalizar, mas muito boa gente (pessoas inclusive que eu conheço) parece que aderiu a uma certa moda de criticar a igreja e religião depois de toda esta polémica com Saramago (que me parece que quis com isto tudo promover mais o seu livro do que outra coisa..)
29 de outubro de 2009 às 17:54  
Blogger J. argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Styles, ele quis generalizar. Desrespeitou o único escritor Português galardoado com um Nobel da Literatura, chamou atrasados aos comunistas, criou uma série de concepções erradas sobre uma diversidade de coisas.
29 de outubro de 2009 às 19:26  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Dizes isto:

"Sendo assim, eu posso usufruir do meu direito de expressão e dizer que, como escritor, o homem não vale uma merda!

e depois isto:

"Apenas condeno a forma desrespeituosa como Saramago e seguidores tratam a religião Católica e Cristã, partilhada por milhões de pessoas pelo mundo."

Para além de ser "desrespeitosa" e não "desrespeituosa" (já aqui se vê que és bem melhor que o Saramago a escrever) eu pergunto: o homem não pode opinar sobre a Igreja tal como tu fazes sobre a escrita dele?
Já agora, falas das "beatas que nunca leram nada para além da conta do supermercado e, como tal, não leram o livro e limitam-se a opinar sobre aquilo que ouvem na rua e na televisão" ,as tu fazes aqui o mesmo, já que falas do livro e admites logo que não o leste. Também falas do que ouves, certo? Contraditório, mas 'tá bem.

No fundo fizeste este texto, espero eu, para teres comentários. Caso te revejas mesmo no que aqui escreveste subscrevo o comentário do Higuita.
29 de outubro de 2009 às 20:24  
Anonymous armyofufs argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Ah, já para não dizer que o autor desse adereço ilustrato que aí tens no fim do texto deve ser tão inteligente como a bosta que desenhou na sanita. Sinceramente, caricaturar os comunistas como pessoas, supostamente, acéfalas é...é...olha fonix...não me lembro de nenhum léxico de entre todos os conheço que se adeque ao contexto. Mas acredita que iria roçar o calão afrontivo.

Vai mar é ler Marx, e depois diz-me quem é que tem um canal que estabelece uma ligação directa do recto ao encéfalo!
29 de outubro de 2009 às 20:54  
Blogger Menaia argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Concordo com o Puskás.
29 de outubro de 2009 às 23:00  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
"Haverão pessoas a negar-me, mas é preciso ajudá-las a encontrar um caminho seguro."
"Um dia todos vão dar valor à vida e ficarão a saber a razão porque nascemos."

É certo que todos os Papas são "bons", mas acredito, que João Paulo II foi sem dúvida, o melhor. O mundo parava para o escutar, e penso que toda a gente gostava de o ouvir. É pena que já não esteja entre nós. Só ele saberia dar a melhor resposta a este caso.
29 de outubro de 2009 às 23:34  
Blogger Filipe argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Eu nao queria comentar mas para ser sincero, depois dos comentarios que li, vou juntar-me a causa. Eu nao gosto da escrita do Saramago, acho que o homem nao teve qualquer respeito pela sua nacionalidade mas entendo o porque de assim o ser, visto que Portugal comparado com outras potencias mundiais, nao passa de um cubiculo que tem falta de cultura, tecnologia e mentalidade adulta. Eu concordo com o Puskas, falar do que nao se sabe e algo muito traicoeiro. E contraditorio criticares as pessoas que o fazem ( e com toda a razao! ) para no mesmo excerto de texto o fazeres tambem. Entao vamos la rever:

- Nao leste o livro de Saramago
- Nao concordas que as pessoas falem do que nao sabem porque nao leram o livro
- Aceitas as justificacoes fundamentadas e coerentes, mesmo que estejam do lado do Saramago
- Nao gostas de comunistas
- Sentes-te insultado como cristao
- Consideras que o mundo vai em prol das modas.

Estes foram os pontos que basicamente me dei ao trabalho de recolher. Se nao leste o livro, tas a basear-te em afirmacoes ditas em jornais ( traicoeiros ), televisao e terceiros. Ou seja, ou te prenuncias sobre informacao em segunda mao, ou nao podes opinar, segundo o segundo ponto, caso contrario, seria hipocrisia.
Basicamente, com o terceiro ponto, tas a dizer que o Saramago nao tem qualquer tipo de nexo no que diz, se nao o diz de forma coesa e racional. Ou seja, tas a espera que ele invente a razao fundamental e universal para o qual a religiao nao deva existir? Sao pontos subjectivos derivados das experiencias de cada um, eu sou ateu, ha quem ache que vou arder por essa linha de pensamento, ha quem ache que faco bem, nao ha maneira de o provar, nao ha maneira de nao o provar, e subjectivo, da mente e opcao de cada um, mesmo que ele so esteja a dizer disparates ( como e aquilo que pretendes defender ), e a sua liberdade de expressao, tal como tas aqui a usufruir a tua e ninguem tem o direito de te insultar com base nisso ( e a isto que me refiro com a fraca mentalidade adulta da cultura portuguesa ).
Ora, eu nao sou comunista, mas sei algo da sua historia, e eu gosto bue daquelas pessoas que dizem que o comunismo e merda por causa de pessoas como o Lenine e o Estaline, ou aquele velho classico de "os comunistas criticam criticam mas nao inventam solucoes". Se queres falar mal dos comunistas, faz aquilo que disseste que deviam fazer em relacao a Saramago, fundamentado...Apresenta pontos em vez de uma imagem a ze povinho que faca um ataque a essa linha de mentalidade.
Sentes-te insultado como cristao, eu compreendo isso, tenho colegas que se sentem insultados sempre que eu invoco a genialidade de homens que vao contra os ideias da igreja como o Brown todavia, ja pensaste no ponto contrario? Pega nos ateus convictos dos seus ideias, verem pessoas irem todos os domingos para dentro duma igreja rezarem a algo que nao acreditam? Eles tambem podiam insinuar coisas, e preciso respeitar todos os pontos de vista, ate imagina os judeus e os mulcumanos, o quanto eles devem pensar de catolicos e la o que, sobre as suas praticas.
Sim, o mundo vai em prol de modas todavia, nao podes questionar todo o ser humano que te apareca com uma ideia que e considerada moda na cabeca. As pessoas tem mentes proprias e deviam usa-las.

E tudo, continua o trabalho de forma, ao meu ver, mais constructiva e pelo menos, recorre aos eufemismos em vez de falares em "Vergonhas para a Humanidade" so por difamarem aquilo em que acreditas.
30 de outubro de 2009 às 17:55