Conspirações e Tal - 4ª Edição: "4 Equipas bem diferentes" :: Nunca Antes Visto
Conspirações e Tal - 4ª Edição: "4 Equipas bem diferentes"
Escrito por: "O Conspirador"
Um Benfica demolidor, um Porto cumpridor, um Braga surpreendente e um Sporting destroçado. Numa simples frase, pode-se descrever o estado actual do campeonato português. Neste momento apenas os adeptos do Sporting podem estar insatisfeitos com o rendimento da sua equipa. No “reino do dragão” respira-se com relativa tranquilidade, apesar da ligeira apreensão em ver o seu rival de sempre, Benfica, na frente do campeonato e com uma diferença enorme no número de golos marcados entre as duas equipas e no futebol produzido neste inicio de época. Jesualdo Ferreira tem conseguido vencer estes primeiros jogos do campeonato sem deslumbrar, e o que é facto é que o Porto está a apenas 3 pontos do primeiro lugar. Um pequeno deslize de Benfica e Braga, permitirá ao Porto alcançar facilmente o primeiro lugar. E no Porto há rotinas de campeão. Quando surge a oportunidade de chegar ao primeiro lugar, não há cerimónias. E caso cheguem ao primeiro lugar, será muito difícil voltar a cair. Contudo o difícil parece ser o chegar ao primeiro lugar. No primeiro posto do campeonato está um líder temível. Confesso que há muito que não via algo assim.

É realmente uma delícia ver o Benfica jogar este ano. Quem disser o contrário, não pode ser um amante de futebol. Uma equipa bem organizada, com um futebol acima da média e com jogadores de nível muito superior ao do nosso campeonato. Não há ninguém que possa por em causa a liderança do Benfica até ao momento. Não há ninguém em Portugal que jogue, actualmente, melhor futebol que a equipa da Luz. Vejo no Benfica uma equipa aparentemente imbatível. Uma defesa de grande qualidade, nomeadamente nos dois centrais, Luisão e David Luiz. Um trinco como há muito não se via em Portugal. Javi García é um jogador absolutamente brilhante do ponto de vista táctico e é talvez o jogador mais influente do plantel encarnado. Tenho até alguma curiosidade em ver como jogará este Benfica, sem o espanhol. Ainda me questiono como o Real Madrid deixou sair um jogador desta qualidade. É dos tais que, apesar de ter custado 7 milhões, não pode ser contestado. Foi provavelmente uma das melhores contratações do Benfica dos últimos anos. Daqui para à frente não há muito para dizer. Ramires, Di María, Pablo Aimar, Saviola e Óscar Cardozo. Um quinteto que vale muitos, muitos golos. Um quinteto que vale futebol de alto nível. Só no campeonato vão 30 golos em 8 jogos! É obra! Um Benfica a fazer relembrar os velhos tempos e a produzir um futebol de encantar qualquer um.
Num sentido completamente inverso temos o Sporting.


Em termos pontuais, o Sporting está a 10 pontos do líder Benfica e em termos futebolísticos está a anos-luz de qualquer um dos 3 primeiros classificados. Há anos que não via uma equipa practicar tão mau futebol como o Sporting deste ano. Neste ano não consegui ver um único jogo em condições da equipa de Alvalade. O único que jogo que se aproximou do razoável foi o jogo em Coimbra contra a “poderosa” Académica de Rogério Gonçalves, que ocupa o último lugar no campeonato. As outras duas vitórias foram alcançadas frente ao Paços de Ferreira e Olhanense a ferros e sem que merecesse os 3 pontos em qualquer um desses jogos. É uma equipa completamente afastada do título e que não demonstra o mínimo de futebol para os seus simpatizantes. Há uns tempos no meu blogue referia que o Sporting era Liédson + 10. Hoje digo que já nem Liédson salva esta equipa. O esquema táctico do Sporting é hoje demasiadamente previsível e sem soluções, e aqui se notam as limitações de Paulo Bento. Não tem soluções, nem um plano B para a sua equipa e o resultado está a vista. Uma equipa que se prepare convenientemente frente a este Sporting, consegue facilmente ganhar pontos. Se no inicio do ano até era um dos defensores de Paulo Bento, hoje vejo que a sua margem de manobra na equipa terminou. As condições de trabalho já não as mesmas e o apoio que anteriormente tinha por parte dos adeptos, deteriorou-se. Resta agora a José Eduardo Bettencourt decidir o futuro da sua equipa. Sim, porque foi ele a quem os sportinguistas deram a maioria absoluta para conduzir o Sporting. E todos sabiam que o seu treinador era Paulo Bento. Portanto a culpa desta situação não é só do presidente. É de todos os adeptos que votaram em Bettencourt. Nesse momento viu-se o conformismo que se vivia no Sporting com os sucessivos segundos lugares. Agora esse conformismo transformou-se em angústia, e ninguém sabe o que fazer. Eu próprio não me arrisco a dar sugestões a este Sporting. Porque dentro do plantel não há nenhuma. E o estado de finanças do clube é o que todos sabem…


Por fim, o Braga. O Surpreendente Braga que reparte a liderança com o Benfica e que tem feito, segundo a maioria dos analistas desportivos, um campeonato agradável. A minha opinião não é a mesma. Não creio, nem que o Braga esteja a practicar um futebol de encher o olho, nem que mereça o lugar em que se encontra. Não falando das vitórias arrancadas nos últimos minutos, vejo que este Braga tem sido claramente beneficiado pelas arbitragens nestes primeiros jogos. Recordo os jogos com o Belenenses, Marítimo e Sporting. Jogo com o Belenenses: penalty não assinalado a poucos minutos do fim, quando o resultado marcava 2-1 para a equipa do Braga e poderia ditar o empate nesse jogo. Marítimo: penalty inexistente sobre Meyong, que deu a vitória à equipa de Domingos Paciência, quando se registava o empate a um golo entre as duas equipas. Sporting: penalty não assinalado contra a equipa de Paulo Bento logo no inicio do encontro, e que poderia alterar completamente o rumo do encontro.
Este Braga vai cair e até acredito que possa ser já hoje. Se não for hoje, será mais para a frente. Não aposto nem um cêntimo neste Braga para o primeiro lugar. Uma equipa que na minha óptica, até é bem mais fraca que a da época passada.
É certo que o campeonato ainda vai bem no inicio. Mas não tenho a mínima dúvida que vai ser uma luta a dois: Benfica e Porto. Não tenho dúvidas em dizer que são as duas melhores equipas portuguesas e que muito provavelmente irão lutar pela liderança até muito perto do final do campeonato. O Braga até pode vir a fazer um campeonato agradável e o Sporting arrisca-se a ser o “bombo da festa” deste campeonato. Caso continue tudo como está, o Sporting pode muito bem vir a fazer um dos piores campeonatos dos últimos tempos.

Etiquetas:



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Filipe argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Finalmente, li um post sobre football que nao envolve qualquer parcialidade nem clubismo. Simples factos, opinioes baseadas no sucedido no campeonato portugues e boa maneira de falar. Isto sim da orgulho ler :)
31 de outubro de 2009 às 03:10  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Epá o Jonei se o meu espaço é o Rudigo do Leão, afecto ao Sporting, o do Gandhy Chama Gloriosa, afecta ao Benfica e o Reino do Dragão afecto ao Porto, não querias clubismo?

A piada dos espaços é mesmo essa, mas já vi que não atinges essa parte.
31 de outubro de 2009 às 14:09  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Leia-se "Rugido"
31 de outubro de 2009 às 14:09  
Blogger Unknown argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
sem dúvida irmão do jonei. é óbvio que parte da piada dos três espaços que nós aqui "comandamos" é defender com unhas e dentes o nosso clube e cascar neles quando não jogam ponta..hehehe...

mas digo-te se até Janeiro o Braga se mantiver nos 3 primeiros acho que deviamos abrir um espaço para algum fã do Braga vir aqui escrever umas coisinhas..que acham?
31 de outubro de 2009 às 21:44  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Eu depois do jogo de ontem tornei-me um grande fã do Braga :D
1 de novembro de 2009 às 13:37  
Blogger "O Conspirador" argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Eu pelo contrário ainda fiquei a desgostar mais do Braga. Tem sido sucessivamente beneficiado pelas arbitragens e é apenas por isso que está no primeiro lugar.
1 de novembro de 2009 às 16:04