Overclocking #XIV :: Nunca Antes Visto
Overclocking #XIV
Escrito por: TheGuzzman



E chega a vez de postar mais um Overclocking.
Esta semana vou fazer algo que já deveria ter feito há muito tempo. Algo intimamente ligado ao nome do espaço. É isso mesmo, famos lá falar de Overclock.

Nesta matéria confesso que não sou nada experiente, nem tenho sequer grandes conhecimentos a nível técnico, pelo que foi recorrer a alguns artigos e fontes.

Overclocking é o processo em que um faz com que o computador tenha uma eficiência a uma velocidade mais alta do que o especificado pelo fabricante. A CPU é um dos componentes do sistema que é comummente "overclockado". A velocidade de relógio do CPU é o produto do FSB (Front Side Bus) e velocidade do CPU do multiplicador (por vezes chamado o relógio ratio).

Assim, a velocidade do CPU pode ser aumentada pelo aumento de um ou de ambos estes factores. No entanto, é interessante notar que o aumento da velocidade FSB terá um impacto maior na medida em que aumenta a factores como a velocidade de memória (para operações síncronas), bem como a velocidade do processador. O CPU multiplicador também é relativamente difícil de ajustar.

Contudo, este processo não é sem perigo para o computador. Com efeito, um aumento de frequência acompanha-se em primeiro lugar da elevação da temperatura dos elementos que o sofrem. É necessário, assim, velar por que os elementos tocados por esta elevação de temperatura sejam ventilados convenientemente (o processador é obviamente um elemento que sofrerá uma grande elevação de temperatura, mas os outros elementos sofrer-o-ão também…). A primeira coisa a fazer é por conseguinte acrescentar radiadores/ventiladores suplementares para evacuar o excesso de calor.

Por outro lado, os componentes adicionais podem não aceitar um aumento de frequência demasiado importante (um carta PCI, por exemplo, inicialmente é previsto para trabalhar a 33 MHz).

Assim, no melhor dos casos, o sistema funcionará correctamente. Pode contudo ficar instável ou bloquear-se, neste caso é suficiente retornar à configuração precedente. Certos elementos poderiam sobreaquecer e mesmo grelhar, e neste caso seria necessário alterar-o e o processo de overclocking poderia eventualmente retornar mais caro que de alterar de processador!




Que tipo de overclocking escolher?

Há por conseguinte duas maneiras principais de "overclockar" o seu sistema :
- O overclocking do processador.
- O overclocking do placa-mãe e todos os componentes.

Qual tipo de overclocking escolher?

Um canal de tipo PCI tem, por exemplo, a frequência  de 0.5, ou seja que com um placa-mãe que gira a 66MHz o canal PCI terá uma frequência de 33MHz. Assim, um aumento da frequência básica da placa-mãe terá para consequência directa o aumento proporcional da frequência do canal PCI, ou seja do conjunto dos componentes existentes.


Vale por conseguinte aumentar a frequência da placa-mãe que o coeficiente multiplicador. Apenas como um exemplo: Um Pentium 166 cuja frequência básica é 83MHz e cujo coeficiente multiplicador é 2 (2x83=166) terá melhores desempenhos que um Pentium 200 do qual a frequência básica é 66MHz, e cujo coeficiente multiplicador é 3 (3x66=200).

Refresco e a ventilação

Logo que começar-se a praticar o overclocking, a temperatura dos elementos que são apresentados ao overclocking têm aumentos de temperatura importantes que podem ser-lhes nefastos. Um processador é testado geralmente para uma temperatura de aproximadamente 80°C, além disso, os estragos podem ser irreversíveis. O processador refrigera-se geralmente graças a um ventilador adaptado. Não é contudo o único elemento que sofre aumentos de temperatura ligado ao overclocking: os chipsets, as memórias, bem como os reguladores de tensão devem ser resfriados.




Quais são os sistemas de refrigeração a usar?

Alguns aficionados do overclocking utilizam uma massa condutora (de calor, tipo silicone) entre o processador e o ventilador para ter a melhor troca possível. Existe também ventiladores dotados de um alarme (ligar ao altifalante do vosso computador) que desencadear-se-á no caso de avaria do ventilador. Com efeito, uma avaria de ventilador pode directamente causar a morte do vosso processador. É por isso que este tipo de ventilador é aconselhado quando "overclockam" o vosso processador de maneira severa.
Por último, existem elementos destinados a assegurar excelente refrigeramento: trata-se das placas de efeito Peltier, que agem tal uma bomba de calor, baixando fortemente a temperatura de um lado (o lado do processador), mas aquecendo o outro, que deve ser resfriada por um ventilador. Este tipo de sistema é aconselhado para o overclocking!


A ventilação é, também ela, muito importante porque é a passagem do ar da caixa que vai permitir evacuar o calor, que os elementos forneceram ao ar, fora. É para aquilo que uma caixa “ordenada” permite minimizar os obstáculos à ventilação. Com efeito as coberturas dos discos duros (nomeadamente as coberturas SCSI, que são muito largas), se forem situadas na frente de um elemento que aquece (na frente do processador, por exemplo) vão prejudicar à circulação de ar e arriscam provocar sobre-aquecimento (mesmo para processadores não "overclockados"…).

Por outro lado, o disco rígido é igualmente sensível a um aumento de calor. É necessário por conseguinte velar a não o dispôr num lugar confinada da caixa, mas preferencialmente uma zona onde pode beneficiar da respiração de um ventilador.

Depois disto, no caso de se sentir tentado pela quantidade crescente de coroas de glória acumuladas pelos melhores overclockers, bem como pela possibilidade de tomar parte na divisão dos prémios e patrocínios emergentes, convém ter a certeza da sua motivação. Faça-o pelo desafio de retirar maior desempenho do seu computador ou ser simplesmente mais criativo com a sua máquina do que aqueles que se contentam em instalar um PC e deixá-lo assim. Não o faça pelo dinheiro, e não se esqueça de que as raízes do passatempo/desporto continuam tão relevantes hoje como eram no início. No fundo, a finalidade básica do overclocking é fazer com que um computador barato tenha o mesmo desempenho de outro mais caro.

Por agora é só isto. Para a próxima haverá um tutorial para aqueles que não o sabem fazer, ou têm dúvidas quanto à segurança do Overclocking.

Fonte 
Fonte 

Sayonara,

SLAYER

Etiquetas: ,



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
eu já fiz no meu... notam-se diferenças a curto prazo, a longo prazo volta tudo a mesma coisa
29 de setembro de 2009 às 18:22  
Blogger Manel Cruz argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Demasiado complicado por mim!
29 de setembro de 2009 às 19:55