Chama Gloriosa - Pré_Temporada :: Nunca Antes Visto
Chama Gloriosa - Pré_Temporada
Escrito por: Gandhy
Estamos em plena recta final da pré-temporada/início de época, com as eliminatórias europeias a decorrer. O Glorioso, para variar, já contratou um camião de jogadores, o FCP fez milhões em vendas, contratando uma série de sul americanos, e o Lumiar continua na mesma, mas com um suplente do Vilarreal no lugar do Pipi (ao menos sabia bater penaltys) e um Caicedo (20 anos!), para algo que o Postiga (e o Levezinho já fazem muito), cair cedo na área, para reclamar penalty. Mais passando ao que interessa, o novo Benfica, versão 09/10!

O SLB contratou até ao momento sete jogadores, estando na calha mais uma ou duas entradas. A exemplo do ano anterior, o SLB fez um grande investimento financeiro, aplicando mais de 20 milhões na equipa de futebol. Acredito que a Direcção, apesar da dificuldade do mercado financeiro mundial, esteja a fazer este investimento na base de receitas futuras (contrato sagres), nem à base de qualquer mente louca, sem noção da realidade. Por isso, não partilho da preocupação dos nossos rivais, quanto aos números envolvidos no mercado. Quanto aos reforços, apesar de aparentemente serem mais um camião de jogadores, ao contrário de anos anteriores, o SLB comprou jogadores com qualidades e ou de craveira, excepção a Patric, que está a ser a decepção da pré-temporada.

A equipa técnica também é nova, e Jesus toma o lugar do leme. Nas suas mãos, os Benfiquistas depositam uma enorme esperança (não quero escrever fé) em voltar a conquistar títulos, em especial, o Campeonato Nacional de Futebol, algo que nos últimos 15 anos só conquistou por uma vez. Logo aqui se vê que a tarefa de Jesus não é fácil, mas dada a matéria prima à sua disposição, a esperança é grande, e a confiança igualmente. A nau parece consistente, e a pré-temporada corre bem, mas à que ver qual o impacto do primeiro "iceberg" dos muitos que irão com certeza aparecer ao longo da longa temporada. Como se sabe, os Benfiquistas, e eu incluído, são de extremos (ou pelo menos a sua maioria). O que hoje é euforia, rapidamente se transforma numa grande depressão.

Já o plantel, olhando para as suas posições, aparenta ser mais forte que o da época anterior, que mais bem gerido, que não por Quique Flores, podia ter dado mais luta ao vencedor da Liga. Apesar da escassa vitória na Taça da Liga, tornando-se assim no único clube Português com vitórias em todas as provas oficiais nacionais, e a liderança no Campeonato, algo que escapava à muito tempo, o final da temporada foi decepcionante, ficando a sensação que a equipa podia ter feito mais, muito mais.

Apesar de mais e melhores opções, o plantel não é perfeito, existindo algumas situações deficitárias, ou de recurso. Olhando para o esquema pretendido por Jesus, 4x4x2 diamante (e não losango), faltam no plantel um médio direito de raiz e de qualidade (Ramires não é médio direito, e estando nessa posição não iremos ver o quão bom jogador é), uma alternativa ao instável (fisicamente) Aimar, não sendo essas soluções Carlos Martins e ou Nuno Gomes, um defesa esquerdo de qualidade e adaptado ao futebol europeu (Sepsi está adaptada mas é fraco), assim como a questão do guarda redes. Mas o melhor é analisar os sectores um a um:

Guarda Redes - Na baliza está um dos grandes problemas do SLB. Tem três guarda redes de qualidade, mas nenhum fora de série, capaz de fazer descansar os benfiquistas. Moreira, é talvez o mais estável de todos, mas os cruzamentos não são o seu forte, assim como remates de longe. Quim, apesar de ter sido a escolha da maioria dos que já passaram pelo banco, têm-se mostrado fraco com a crítica, claudicando em momentos cruciais, como se viu na época passada. Moretto, é o guarda redes de "engate", ou seja, quando defende, defende, quando não defende, parece um amador, e o Benfica não pode estar para isso. Para já, fala-se de Júlio Cesár, guardião do Belenenses, que ou me engano, ou não é a solução ideal para o problema. Mas se o treinador o pede, merece o benefício da dúvida. A ser uma escolha falhada, o treinador com certeza que pagará por isso.

Defesa - Na direita, Maxi Pereira, cada vez mais adaptado à posição de lateral, faz descansar a massa associativa, mas a sua alternativa, o novo "Maicon", Patric, parece não convencer. Talvez seja a questão da adaptação ao novo estilo de jogo, mas ao menos, contrariamente à época anterior, existe uma alternativa. Na esquerda é que a preocupação aumenta. Shaffer mostra qualidades, em especial a atacar, algo que à partida não é garante de segurança. No entanto, se Shaffer cruza bem, a defender está longe de ser um portento, mostrando debilidades que podem sair caro ao conjunto, como se viu no segundo golo do Ajax. Caso se corrija esse problema, pode estar aqui a solução para a posição, mas se não, pode estar aqui um ponto a explorar, em especial por adversários mais fortes e ou matreiros. Já Sepsi, apesar de poder ser uma solução, mostra pouco para jogador do Glorioso. Uma opção para suplente e não um titular indiscutível. Fala-se na contratação de César, algo a torço o nariz, podendo sair dai um novo Luis Filipe, que no Braga até mostrava qualidades, mas que na Luz foi o fiasco total. Na zona central, a qualidade existe, mas a incógnita sobre a continuidade de Luisão, deixa a dúvida sobre a consistência da defesa, já que os restantes (M. Vítor, Dabid Luiz, Sidnei e Rodrick) são jovens, ou melhor, muito jovens. Luisão seria a voz de comando de um sector com necessidade de calo.

Meio Campo - A chegada de Javi Garcia veio colmatar a maior debilidade do meio campo, a cabeça da área. A equipa não tinha nenhum verdadeiro seis, nenhum jogador que joga-se em frente aos centrais, e que tão importante é no futebol moderno. O único problema em Javi Garcia, foi o seu preço, algo elevado para um suplente do Real, mas se for confirma a sua utilidade, o caro sai barato. Como alternativa a essa posição surge Yebda, mas que não oferece as mesmas garantias, como já se viu. O caso do Francês é algo a rever pelos responsáveis. A confirmar-se o empréstimo (mesmo sem Júlio Cesar envolvido, o jogador devia rodar por outro clube) de Filipe Bastos, Yebda, é a alternativa para o lugar de seis, mas mesmo ai Rubém Amorim, faz o lugar, por isso, não sendo primeira nem segunda escolha em qualquer das posições do meio campo, a uma boa oferta (3,5 e ou 4 milhões) Yebda podia ser vendido, já que seria sempre um bom negócio depois de contratado a custo zero. Na meia direita surge um dos maiores problemas. Ramires é um excelente jogador, mas não um médio direito. Amorim é um bom jogador mas não um médio direito. Já Coentrão e Urreta poderão fazer o lugar, mas não são igualmente soluções de primeira escolha. Ramires será ao que tudo indica o titular. Jogador de Selecção, Ramires tem qualidades mais do que suficientes para jogar ao maior nível, no entanto, além de cansado de uma longa época, Ramires irá pisar terrenos que não os seus, algo que lhe poderá limitar a qualidade do seu futebol. No entanto, dada a táctica adoptada por Jesus, este é o único lugar para si. Um desafio que terá de enfrentar. Balboa, foi um dos maiores, são o maior barrete dos últimos anos, e não conta para nada, apenas para receber uns bons milhares ao final do mês. Na esquerda, Di Maria parece dono do lugar e aparentemente está um jogador diferente. Mais forma fisicamente e mais consistente, ameaça explodir para uma boa época. Veremos como se comporta ao longo de tantos meses. Já Fábio Coentrão, é a surpresa de pré temporada. A continuar assim será a maior alternativa a Di Maria. Urreta é um caso a rever, já que poderia rodar num clube de primeira Liga, para cimentar e melhorar as qualidades que apresenta. Na posição dez, Aimar é garante de qualidade, estando a ter um início de época promissor. A jogar mais atrás, com mais bola e espaço, pode ser o motor do jogo encarnado, mas a sua debilidade física, poderão trai-lo, assim como à equipa. Nuno Gomes, não é alternativa sólida ao lugar, para jogar de forma consistente, nem Carlos Martins, jogador que ainda não mostrou qualidades para vestir a camisola encarnada.

Ataque - O ataque do Glorioso, e aparentemente a zona do terreno com mais qualidade. Cardozo, goleador das épocas anteriores, com média de 1 golo por 2 jogos, Saviola, internacional Argentino, que apesar de uma época quase em branco no Real, é sinónimo de qualidade, Weldon, que no mostra no seu registo no Campeonato nacional sete golos em doze jogos, e mais recentemente Keirrison. Não conheço o último reforço da equipa, mas o que dizem os críticos, é de que é craque. Os seus números não deixam ninguém indiferente, e o Barça até pagou 14 milhões por si (!), o que aparente qualidades. Nuno Gomes é um histórico de balneário, e será a partir de agora, isso, o Capitão que dará as boas vindas aos mais novos, e Mantorras, é a "mascote", não podendo ser garantia de qualidade e regularidade para uma época inteira. Se são muitos jogadores, penso que não, a qualidade nunca é demais, e surgindo a possibilidade de garantir um craque quase de graça como aconteceu com Keirrison, a mesma não pode ser desperdiçada, mais a mais com o risco do jogador integrar um clube rival. (Aqueles que dizem ser jogadores demais, recordo que o Lumiar e o FCP têm cinco jogadores para o mesmo sector)

Olhando para o plantel, o mesmo não é perfeito, mas é garante de qualidade, e que promete dar dores de cebaça a Jesus para apresentar a melhor equipa. Isso é positivo, ter mais de uma opção, por isso fé em Jesus e comece a bola a rolar.

ps. Os resultados estão a ser animadores, mas numa nota de curiosidade e coincidência a única derrota obtida na pré época, foi arbitrada por um arbitro português, com um penalty claro não assinalado a favor do Glorioso (mão de Reyes) e um penalty duvidoso assinalado contra! Mas isso é um pequeno pormenor.

ps1. Curioso é também passarem a haver mais duas equipas satélites do clube do Norte. São elas Olhanense e Leiria, passando a ser quatro os clubes B da equipa que venceu um jogo combinado com o Lyon na pré época. Olhanense, Leiria, Setúbal e Braga, o que vem aumentar a dificuldade, já que à partida são 24 pontos garantidos de caras!

Etiquetas:



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Finalmente consegui ler um artigo teu aqui no Naviv em que foste directo ao assunto e esqueceste o teu benfiquismo que muitas vezes é nojento. Digno de uma pagina de um jornal!
30 de julho de 2009 às 19:17  
Anonymous Zé Portista argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
"Finalmente consegui ler um artigo teu aqui no Naviv em que foste directo ao assunto e esqueceste o teu benfiquismo que muitas vezes é nojento. Digno de uma pagina de um jornal"

WHAT?!

"da equipa que venceu um jogo combinado com o Lyon na pré época. Olhanense, Leiria, Setúbal e Braga, o que vem aumentar a dificuldade, já que à partida são 24 pontos garantidos de caras!"

Isto é o qué? Olympique Lyonnismo?!
30 de julho de 2009 às 19:23  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Isso são apenas algumas lamexas k ele tem sempre que mandar, se bem k eu n sei onde ele foi buscar essa do jogo combinado...

O resto é verdade, axo k o braga n é bem satelite, mas os outro sao.
30 de julho de 2009 às 19:42  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
OH GANDHY VAI-TE EMBORA!
30 de julho de 2009 às 20:27  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Este Gandy deve ter sido enrabado à força (mas com uma força do caralho) pelos Super Dragões & JuveLeo ^^
30 de julho de 2009 às 20:48  
Blogger L I O N H E A R T argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
"ps. Os resultados estão a ser animadores, mas numa nota de curiosidade e coincidência a única derrota obtida na pré época, foi arbitrada por um arbitro português, com um penalty claro não assinalado a favor do Glorioso (mão de Reyes) e um penalty duvidoso assinalado contra! Mas isso é um pequeno pormenor.

ps1. Curioso é também passarem a haver mais duas equipas satélites do clube do Norte. São elas Olhanense e Leiria, passando a ser quatro os clubes B da equipa que venceu um jogo combinado com o Lyon na pré época. Olhanense, Leiria, Setúbal e Braga, o que vem aumentar a dificuldade, já que à partida são 24 pontos garantidos de caras!"



começas a destilar ódio desde cedo este ano meu caro (a)...será que teres o messias na tua equipa nao te ensinou sobre o amor ao próximo? um abraço.
30 de julho de 2009 às 22:14  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
E O GANDHY É PANELEIRO, E O GANDHY É PANELEIRO, E O GANDHY É PANELEIROOOOOOOOOOOOOOOOOO ... E O GANDHY É PANELEIRO.
31 de julho de 2009 às 03:51  
Blogger Justiceiro argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
É preciso ser-se um para reconhecer outro.
31 de julho de 2009 às 04:00  
Blogger Gandhy argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Quanto ao jogo combinado com o Lyon, não sou parvo em levantar suspeitas só porque sim. Leiam este artigo publicado em França e perceberão (metam a coisa no tradutor da google, ou será que esse também é benfiquista!!)

O Braga não é satélite!!! Só para rir. Até já tem um dos discípulos a treinador e não é satélite. Engraçado é o homem dizer que a época passada foi fraca e agora está quase de fora da Liga Europa!!
31 de julho de 2009 às 09:53  
Blogger Gandhy argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
http://www.transfert2foot.com/Cissokho-contre-la-Coupe-de-la-Paix-3297.html
31 de julho de 2009 às 09:55  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
é obvio k o gandhy tem razao em relação as ekipas satelites, mas n concordo com o leiria, pk tem um homem serio k é o M Fernandes e n é portista.
31 de julho de 2009 às 12:57  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
*tirado directamente do tradutor.

Alguns corredores ruído, reforçada pelas declarações de um jornal local em Málaga, consideram que o OL deu a vitória ao seu adversário na noite em troca da chegada de Aly Cissokho. Meados de julho, Jean-Michel Aulas teria incluído o resultado final desta reunião nas negociações para a transferência do defensor para que o FC Porto acordam em queda, o jogador em 15 milhões de euros. Um pseudo-escândalo que não fez nada surpreendente. Há poucos dias, Aulas admitiu a meia palavras tendo organizado com o seu homólogo de Toulouse, Olivier Sadran o final do OL-TFC jogo com pontuação (0-0), foi o negócio dos dois clubes. O intercâmbio das melhores práticas ...
31 de julho de 2009 às 23:07  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
www.espiritobenfiquista.blogspot.com visitem xD
2 de agosto de 2009 às 18:57  
Anonymous Eduardo Cabral argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
OH Gandhy trata-te está bem!!!o jogo foi combinado???lol
Vais-me dizer q os dirigentes combinaram que ao minuto x o hulk ia fazer uma arrancada e marcar golo!!só de quem é mm fanatico!!!!
5 de agosto de 2009 às 22:13