Opinião Civil #01 :: Nunca Antes Visto
Opinião Civil #01
Escrito por: L I O N H E A R T
Depois de um regresso atribulado e por demais “cascante” no nosso querido Engenheiro (ou será que não é? Oremos…) Sócrates e seus pupilos, dissertarei hoje de forma mais ponderada e menos crítica…ou então não...vocês já me conhecem o feitio…ou então deveriam conhecer.


Tivemos uma semana rica em polémicas e/ou assuntos de interesse:

1 – Debate Quinzenal do Parlamento, Entrevista a Manuela Ferreira Leite;
2 – O Caso Media Capital/PT;
3 – CC Casting e afins;
4 – O Orgulho de ver jogar Michelle Brito;
5 – 100 anos do mítico Café Piolho
6 – Comemoração dos 50 Anos do Hospital de São João;
7 – Noite de São João no Porto;

(os habitués)

8 – Livro da Semana
9 – Música da Semana
10 – Figura da Semana
11 – Momento “WTF?” da semana
12 – Momento humorístico da semana;



1 – Debate Quinzenal do Parlamento, Entrevista de Manuela Ferreira Leite;

Diga-se que através do Twitter é bem mais fácil seguir o parlamento e perceber o que interessa saber ou não. Porém, aqui a besta, após uma noite de S. João muito cansativa, lá ficou de tarde a ver o Parlamento com os excelsos senhores (e senhoras) a esfalfarem-se mutuamente. De muitos ataques, o que se tira? Duas boas propostas do governo (VIVA O SÓCRATES…ou então não xD), uma grande gaffe por parte do governo e o regresso do novo menino de ouro do PSD ao parlamento depois de vencer as europeias.

- Ponto 1 – José Sócrates apresenta duas propostas para os estudantes que vêm mesmo a calhar. Uma delas prende-se com a redução do preço dos passes de transportes públicos em 50% para os estudantes até aos 23 anos. Uma medida sensata na minha opinião, uma vez que grande parte dos universitários vão “estudar para fora” e poucos são os que têm carro próprio, vivendo muitos à rasca de dinheiros continuadamente.

A segunda medida tem como linha mestra a amplificação e aumento das bolsas escolares aos estudantes universitários. Prevê-se um aumento de 10% no valor das mesmas, chegando aos 15% para estudantes deslocados. Como estudante com poucos recursos monetários que sou, só queria dizer uma coisa: já que não foi possível baixar as propinas, esta medida é muito aceitável. Obrigado senhor Primeiro-Ministro.

- Ponto 2 – Paulo Rangel regressou ao Parlamento depois da sua vitória “europeia”. Notou-se uma grande diferença na qualidade do debate e da argumentação do debate da moção de censura para este (um com e outro sem Rangel). É caso para dizer que Paulo Rangel, em conjunto com Passos Coelho e Rui Rio são os homens-fortes que se seguem nos Sociais-Democratas.


- Ponto 3 – Manuela Ferreira Leite deu uma entrevista na SIC Notícias à bela jornalista Ana Lourenço. Entre outras, a Secretária-Geral do PPD-PSD teve uma intervenção que me pareceu muito importante: “Não vou estar a escrever um folhetim de campanha cheio de propostas, muitas delas irrealistas, quando é completamente ilusório fazer todas essas medidas e reformas…até porque ninguém o iria ler. O importante é fazer propostas cirúrgicas e fulcrais que têm necessariamente de ser resolvidas.”. Bem dito…


2 – O Caso Media Capital/PT;

Falemos dos termos do negócio Media Capital e da PT. Ora, uma vez que o Governo tem uma “Golden-Share” das acções da PT, penso que, economicamente falando, qualquer grande negócio feito por esta empresa teria de ser do conhecimento do governo. Ora, aqui Sócrates diz que não tem conhecimento algum do possível negócio que implica a compra de vários órgãos de comunicação, de entre os quais a TVI. Das duas uma: ou Sócrates mentiu e muito, ou … mentiu. Não sei…só sei é que depois Pedro Silva Pereira (o sósia de José Sócrates) vem fazer figura de urso a chamar ao PSD arrogante, quando os seus representantes apenas citaram um conceito básico de economia política. Mais, José Sócrates vem dois dias depois afirmar que comunicou aos administradores da PT que vetou tal negócio. Ora não sabia, agora veta, estou confuso…




3 – CC Casting e afins;

Penso que conhecem o programa Curto-Circuito da SIC Radical, programa esse que já contou nas suas fileiras com Rui Unas, Diogo Beja, Pedro Ribeiro, Rita Mendes, Teresa Tavares, Fernando Alvim, Bruno Nogueira, Sílvia Mendes, entre outros.

Todos sabem que este programa costumava ser um baluarte da SIC Radical, onde jovens com o mínimo de cabeça participavam, davam a sua opinião, havia debate bem feito, argumentação, brincadeira, mas acima de tudo CONTEÚDO!


Ora, o que aconteceu de há uns anos para cá? Deu-se um grande “apitalhação” do programa em questão, o que levou a um decréscimo da sua qualidade. Onde antigamente podíamos ver clássicos da comédia protagonizados por Bruno Nogueira, Fernando Alvim e Rui Unas (ver o vídeo abaixo), discutir temas estruturantes da juventude, hoje em dia vê-mos criançada (de idade mental) a ligar para este programa, sem conteúdo, sem vontade de falar e com muita vontade de insultar quem lá está a fazer o seu trabalho. Aliás, muitos dos participantes ligam para dizer olá e desligam. Mas que raio se passa? Razão tem o Dux Veteranorum da academia do Porto quando diz: “Esta juventude precisava de uma injecção adrenalina porque é demasiado amorfa”.




Mais, trata-se de um programa que, vá…”amorangou” em termos de conteúdo. Ora, que melhor forma de tornar o programa de novo na bandeira da SIC Radical do que escolher uma boa nova apresentadora, neste casting de 2009?

Vamos por partes:

- Das 25 candidatas, não concordei nada com a eliminação de Vanessa Figueiredo e Melissa Real;

- Das 15 que ficaram, 10 irão embora e 5 serão finalistas…as minhas preferidas? Muito Simples:


>> Sandra Figueiredo, a senhora Professora Aveirense, que culturalmente falando já se viu que é provavelmente a mais forte. Diga-se que a Sandra fez aquele que foi para mim o programa mais rico em 1 ou 2 anos. Falo do programa da passada 3ª feira sobre as diferenças na sociedade depois da Despenalização do Aborto. Seria uma aposta ganha e acredito plenamente que vai, no mínimo, às 5 finalistas.


>> Joana Alvarinhas, a estudante de arquitectura da Universidade de Coimbra. Fã acérrima daquele que é na minha opinião o melhor apresentador do CC (João Manzarra), Joana Alvarinhas faz-me lembrar, não me perguntem porquê, a fantástica Sílvia Mendes, uma das melhores apresentadoras que por lá passou…já agora, alguém me sabe dizer em que moldes e circunstâncias é que afastaram a “minha” Sílvia?


>> Ana Bola, estudante de Comunicação Social na ESE de Coimbra e repórter da AAC Tv. Com 18 anos e muito “pêlo na venta” (salvo seja), Ana disse algo como “Falta conteúdo ao CC hoje em dia. Gostava de mudar isso”. Amén rapariga, amén!!!


>> Joana Ponte. Actriz. Madeirense. A reencarnação feminina de Bruno Nogueira. Marada dos c*rnos completamente (no bom sentido)! Seria um pagode tê-la lá. Porém, não sei até que ponto preenche os parâmetros em termos mais formais.


Nota: entre as outras 11, venha o diabo e escolha. Não me entusiasmaram (até engracei com a Rita Salazar e a Marta Rodrigues, não sei), vamos ver agora…e que o CC possa escolher duas destas meninas para apresentadoras como fez no Casting de Rita Andrade e Solange há uns bons anos atrás.


4 – O Orgulho de ver jogar Michelle Brito;

A portuguesa mais talentosa do ténis cada vez dá mais que falar. Apesar da eliminação na 2ª ronda de Wimbledon, tudo aponta para que Michelle consiga a sua melhor posição de sempre no ranking WTA. A “nossa menina” fez dois belos jogos nos courts de Wimbledon, onde mostrou todo o seu talento. Considerada uma “menina barulhenta”, Michelle Brito cala as araras que dizem mal dela quando joga o seu melhor ténis. Força rapariga…de um fã confesso!



5 – 100 anos do mítico Café Piolho

Café Piolho, ao lado da Praça dos Leões, da reitoria da UP (antiga Faculdade de Ciências) e do ICBAS. Fez 6ª Feira 100 anos a “2ª Casa” dos estudantes portuenses. Local histórico académica e politicamente falando. Há um certo palerma (aqui o vosso amigo) que não concebe na sua mente ir sair à noite sem passar pelo Piolho para “molhar o bico” e “absorver o ambiente”.
É caso para dar os parabéns a um dos mais históricos locais académicos da Academia do Porto.



6 – Comemoração dos 50 Anos do Hospital de São João;

Foi na passada 4ª feira que se realizou no Coliseu do Porto mais uma gala da RTP, desta feita para comemorar os 50 anos do Hospital de São João. Desde Vítor Baía (um dos grandes impulsionadores da construção do novo Hospital Pediátrico) ao grande José Carreras (nomeado recentemente Doutor Honoris Causa pela FMUP), muitos foram os ilustres que passaram pelo palco.



Mas, os que mais me marcaram foram mesmo os grandes tunos da TMP (Tuna de Medicina do Porto). Só sei que pus o volume da televisão no máximo e não resisti a cantarolar um…

“Toda a vida hei-de ser tuno,
toda a vida hei-de cantar,
serenatas às donzelas,
sob a janela ao luar.

Capas Negras esvoaçando,
tão suaves como as ondas,
estes são tempos de ilusão,
em que a Tuna faz Noites de Ronda.”





É ARREPIANTE MEUS AMIGOS!


7 – Noite de São João no Porto;

A noite mais longa do ano para os portuenses. Desde Rita Guerra a actuar na Avenida dos Aliados, Jel e Falâncio a “meter nojo” na Ribeira, ou as tendas electrónicas no Castelo do Queijo, as opções eram imensas. Como bom portuense, lá fui eu ver o fogo à Ribeira e depois atravessar a Marginal, Arrábida, Campo Alegre, Foz, Molhe, acabando na Praia de Matosinhos. Como sempre, uma noite cansativa, mas produtiva.


Uma nota de uma pessoa preocupada: duas miúdas que mais não tinham que 12 anos, completamente descascadas e bêbedas pela Foz com 6 manfios atrás. Eu nem quero pensar o que terá acontecido para não me enjoar. À atenção dos “pais”…(desculpem lá, mas quem deixa uma miúda de 12 anos sair nestes preparos não merece ser apelidado de pai ou mãe).


8 – Livro da Semana


“Eu Hei-de Amar uma Pedra”. Lobo Antunes, aquele que para mim é o melhor prosista nacional de todos os tempos, dá-nos um escrito intenso e cativante. Devorei este livro em 3 dias e devo dizer que literariamente a minha vida tem um “Antes de Lobo Antunes” e um “Depois de Lobo Antunes”. Se isto não chega para vos cativar, então não sei o que mais posso dizer…


9 – Música da Semana

“Billie Jean” – Michael Jackson





Até porque não há polémicas que consigam destruir uma carreira e uma lenda destas. Obrigado Michael…



10 – Figura da Semana

Bem, não é preciso pensar muito pois não? Esta semana ficará mesmo marcada pela morte do rei da Pop. Michael, obrigado por tal carreira.




11 – Momento “WTF?” da semana

Isto já tem uns belos 15 dias, ou até mais, mas eu nunca na vida poderia deixar de mostrar este frente a frente de titãs. De um lado Manuela Moura Guedes, conhecida pela sua língua afiada e muitas vezes pela falta de profissionalismo. Do outro, Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, desbocado e inconveniente. O Ponto comum entre eles? Ambos dizem verdades inconvenientes…agora juntem-nos e vejam o resultado.





Nota: Qualquer dia vou mesmo oferecer um Código Deontológico à Manuela Moura Guedes…


12 – Momento humorístico da semana

Na semana em que terminou o prazo de inscrição para receber a “pequena maravilha tecnológica” do Governo de José Sócrates, aqui fica uma rábula brilhante dos nossos Gatos Fedorentos.





“Oh Sócrates, olha esta gaja!”. GENIAL!!!




E por aqui me fico esta semana. Um bem haja.

“Lionheart, Mighty Heart”
“Tudo Vale a Pena se a Alma não é pequena”, Fernando Pessoa

Etiquetas:



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
por acaso duas medidas bem interessantes do senhor josé socrates que eu acho que vinham a calhar... e só acho mal os passes não serem grátis para alunos até ao décimo segundo ano uma vez que é escolaridade obrigatória. eu antes via o cc, quando era o alvim e isso, como referiste, os antigos, tinham grandes reportagens, viva os cc's todos, de manha à tarde sempre adorava isso.... só que depois fui deixando de gostar está cada vez mais parvo e não gosto daquele apresentador magrinho que esteve nos morangos. não duvidem que o cc é a rampa de lançamento para muitos apresentadores para a televisão... é tipo os actores nos morangos com açucar. vao aos morangos depois têm emprego, no cc vão lá apresentam um ano ou dois e depois ou lhes arranjam um programa ou outra cena qualquer.. rita andrade xDDDD

é pena a michelle brito não ser muito jeitosa. esse livro tem titulo de ser engraçado

viva socrates, viva portugal
28 de junho de 2009 às 10:44  
Blogger Hugo Pais argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Muito bom Lionheart, este artigo está excelente, e já é concerteza dos melhores espaços do Naviv.

Não tenho muito a dizer sobre os vários pontos que referes, apenas dizer que é um prazer ler o teu espaço aqui.
28 de junho de 2009 às 14:07  
Blogger NunoTaker argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Realmente o PSD tem algum sangue novo que se pode notabilizar. Adicionaria o nome de Luís Fílipe Menezes mas perdeu muita credibilidade a nível nacional ao nao conseguir unir o Partido.

Casting do CC, a Sandra conseguiu os votos de muita gente, ao prometer que ia apresentar o 1º CC como apresentadora em Bikini, e fiquei com uma imagem dela um pouco "aburrecida" dela... Mas nao vi o tal programa que falas, com mt pena minha... A Rita Salazar desiludiu-me muito no 2º programa que apresentou...

A noite de Sao Joao tem mesmo estes excessos... Eu tambem fiz o teu percurso, e eram inumeras as ambulancias que passaram... E de salientar tambem a dificuldade em arranjar um taxi :)

Protagonizas um dos espaços mais interessantes do Naviv, os meus parabens.
28 de junho de 2009 às 15:15  
Anonymous Anónimo argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Muito interessante.
Sim senhor, os estudantes precisam de todos os apoios e mais alguns.
Faço contas de passar a frequentar o Piolho daqui as uns mesinhos x) x) x)
28 de junho de 2009 às 18:57