Apetite Musical #15 - O "meu" genérico de música :: Nunca Antes Visto
Apetite Musical #15 - O "meu" genérico de música
Escrito por: Fuckin' Rose
« Todos nós temos músicas favoritas, com as quais por vezes nos identificamos, chegando mesmo a pensar que tal música foi feita para nós. Mas, e que tal fazemos a nossa própria música? Ou melhor, um pequeno genérico daquilo que gostássemos que esta fosse.
Não entenderam? Sigam-me...
  • Começo...
Para mim, uma música começa com sons pré-introdutórios, seguidos de um Riff de guitarra acima de tudo bem definido, alto, e com umas notas bem distribuidas, algo que se destaque da música e que nos dê as "Boas Vindas" àquela que será a Nossa música. Poderá ser também acompanhado do inconfundível som do Baixo e da bateria.

  • Desenvolvimento...
Seguido deste Riff que nos deixa boquabertos, seguem-se os vocais, que para mim, terão de vir de uma voz inconfundível, de alguém com carisma e que saiba utilizar bem as notas que lhe torna mais característico.
A guitarra base deverá ficar em segundo plano, dando o protagonismo à letra que deverá se basear em temas místicos, preferindo eu aqueles que se baseam na vida dos próprios autores que nos transmite uma mensagem nem sempre clara, mas com uma mensagem "escondida", se é que me faço entender...
  • O solo...
Uma das minhas partes favoritas da música é precisamente este: o Solo da guitarra. Se por um lado a genealidade do guitarrista vem ao de cima, há vezes que esta vem acompanhada de exageros. O solo deverá ser límpido, bem conseguido, que venha de encontro ao que a música tenha sido até então.

  • Uma segunda parte...
Depois do Solo o que eu menos quero é que a música acabe. Quero que esta continue e que novamente venha ao de cima o resto dos instrumentos e os vocais e que a tal "magia" da letra permaneça.

  • Uma última guitarrada seguido da conclusão...
Talvez um novo som da guitarra solo se faça ouvir, mesmo antes da conclusão da música, que talvez ganhe uma nova agressividade, mais forte e que nos transmita a ideia que o fim da música está próximo.


Não sou apologista de grandes exageros, sejam eles em solos, riffs, nos vocais, na bateria, seja no que for. Eu gosto de uma música bem conseguida, com predominancia na Voz e na Guitarra, mas sempre bastante equilibradas, e que todos os instrumentos participem e que deiam o se contributo.

Talvez a música que mais se enquadre naquilo que eu goste é "November Rain", dos Guns N' Roses lá está que, como podem ver, vai indo um pouco de encontro aos pontos que acima referi, expetuando o Riff de guitarra, que foi substituido por um de piano.


(Masterpiece)

Bem, agora chega a altura de tu nos dizeres como seria a tua música ideal. Para isso, dispões da caixa de comentários em baixo, e dá o contributo ao blog.»


PS: Este artigo nao foi totalmente escrito por mim, mas em parte por um colega meu que me fez levar o texto até este blog. De qualquer maneira, esperem um regresso a 100% na próxima Sexta-Feira, com a reportagem do concerto mais aguardado do ano, do que qual farei parte: AC/DC, já esta Quarta!

Etiquetas:



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Anonymous Higuita argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Uma guitarra bem definida acompanhada de o som inconfudivel do baixo? Epáh, é capaz de não se ouvir muito o baixo xD
30 de maio de 2009 às 08:18  
Blogger Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
tanta cosia para dizer que a tua música preferida é a november rain :X
30 de maio de 2009 às 08:32  
Blogger Fuckin' Rose argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Higuita, You Could Be Mine / Sweet Child O' Mine
Dexter, sim a minha musica favorita é essa, mas editei essa parte do artigo, acrescentei á partir do último ponto.
30 de maio de 2009 às 11:17  
Blogger Manel Cruz argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
November rain \m/
30 de maio de 2009 às 12:48  
Blogger TheGuzzman argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Enquanto lia o texto, a música que, ao longo deste, se adaptava sempre como uma luva, era a Sweet child o' mine.
Tem tudo o que referiste como essencial numa música, mas também não tenho muitas dúvidas que seja, também ela, uma das tuas preferidas da banda.
30 de maio de 2009 às 13:37  
Anonymous Higuita argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Só ouves guns é? Se me argumentasses com Opeth, Porcupine Tree ou Trivium que realmente têm PRODUÇÃO a sério, até te dava a razão... Agora contrariares-me com nomes de duas músicas em estúdio triviais e sem nenhuma crítica por trás é um bocado insignificativo. Guns' shit \m/
30 de maio de 2009 às 19:32