Pelos lados de Alvalade #19 - A emancipação da mulher
Escrito por: Lumo ™
![]() Já a alguns anos que as mulheres se têm vindo a "revoltar" sobre a situação em que se viam inseridas até ao principio do século anterior. Todas as mulheres lutavam pela dignidade, mas, a menos que pudessem pagar a uma empregada, tinham de tratar dos imensos filhos que, comummente, se tinham. Passar grande parte da vida grávidas era habitual, e por mais que alguma mulher quisesse trabalhar e trazer dinheiro para casa simplesmente não podia. Era algo a que nem se dava hipótese de escolha. Não fossem elas, os muitos filhos de um casal não tinham ninguém que os acompanhasse, já que o pai não era propriamente o ser mais caridoso que havia. Muitas vezes se designava esta tarefa como um emprego que praticamente todas as mulheres tinham, e cabia aos maridos trazer dinheiro para casa e garantir que os filhos não passavam fome. Por vezes até os homens se incumbiam de dar umas boas tareias ás mulheres como forma de libertas as suas frustrações, ou até algo mais. Dizia até Platão, conhecido filósofo grego, que a "raça" das mulheres se poderia comparar a um animal que devia ser domesticado, tal ser sem coerência e capacidade de raciocínio. Venerar o marido era, acima de tudo, a maior das tarefas deste ser desprezado durante anos. Envolta em uma revolução que lhe daria os direitos que nunca seriam possíveis no passado, a mulher passou a ter um papel, ainda secundário, mas razoavelmente importante em que se impunha nas decisões do casal, e futuro dos filhos que seriam como que uma propriedade de ambos os membros, e não apenas do homem com a mãe a fazer papel de empregada, ou até escrava em alguns casos mais extremos. Revolução esta que colocou a mulher dentro do mercado de trabalho, passando a ter a sua própria independência, com o seu próprio ordenado, que lhe dá algum poder de escolha entre ficar, ou não, com o marido toda uma vida, possivelmente de sofrimento que vinha a ter. O facto de considerar que o sexo feminino pode pensar tal como outro qualquer ser humano levanta a questão de que a mulher podia até desempenhar cargos de elevada importância, sejam eles políticos, ou mesmo humanitários, e da forma que elas conseguem raciocinar podiam ocupar cargos científicos de elevado grau de importância. Hoje, e penso que daqui para a frente, a mulher não mais será considerada um ser menor, e com a igualdade que já se verifica, ambos os sexos feminino e masculino têm cargos de importâncias similares, sendo que as retribuições são, também elas, imparciais. As mulheres têm agora um papel de extrema importância na vida de qualquer homem, e pode-se dizer que são um bem essencial á vida. ![]() Etiquetas: Lumo, Pelos lados de Alvalade Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos: BG argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
só tens um "pequeno" erro. As contribuições em termos laborais, ainda hoje são díspares. Para o mesmo cargo, os homens ainda ganham mais que as mulheres, em empresas privados, essencialmente. O único emprego em que isto não se verifica é o de modelo. As super modelos são muito mais bem pagas que os super modelos. E o acesso a alguns cargos de poder é ainda limitado às mulheres, pela condição de serem mulheres, ficarem grávida, serem elas a tomar conta da família (se adoece um filho, por exemplo, na maioria das vezes são as mulheres que faltam para estar com eles e não os homens). Mas é certo que, também nisto, se tem evoluído muito!
Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
eu acho que a mulher nunca vai ser tão importante como o homem, pelo simples facto que o homem é mais trabalhador que a mulher. a mulher não se sujeita a qualquer coisa, o homem que remédio!
Todos os homens fazem o trabalho da mulher, menos ter filhos, nem todas as mulheres fazem o trabalho do homem, muito poucas. Sem querer sobrevalorizar o homem, o homem será sempre considerado o mais forte, dos dois géneros humanos. BG argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Dexter desculpa desiludir-te, mas um estudo recente demonstra que o aquecimento global tem influenciado a formação de cromossomas y, por isso nascem mais mulheres que homens e pensa-se, a longo prazo, numa extinção de indivíduos humanos do sexo masculino. Se já estudaste biologia 12º ano já ouviste falar de Darwin e da selecção natural, em que só os mais fortes sobrevivem. Esta tendência demonstra que as mulheres são mais fortes ;)
WingedCloud argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
o homem é e sempre será o que se sujeita a tudo o que existe de bom e mau na vida!
as mulheres nao e bem assim!! cumps |
Visitante(s) on-line!
|
Enviar um comentário
Agora damos-te a palavra. Comenta o artigo, em baixo!