Projecto Euro - I :: Nunca Antes Visto
Projecto Euro - I
Escrito por: UnderTaker

Boas caros leitores,
Foi-nos pedido, a mim a Rikardinho e a Freestyler, para apresentar aos leitores o conhecido Euro.
Faremos esta apresentação em vários posts alternadamente.
E então, cá estou eu, em primeiro lugar, para realizar o que me foi pedido, irei então resumir o que é o Euro e irei-vos dar a conhecer melhor os 3 primeiros Euros.
Isto tudo claro…com especial atenção para a nossa querida e bem-amada selecção Portuguesa!
O Campeonato Europeu de Futebol é o principal torneio entre selecções dos países da UEFA. Acontecendo a cada quatro anos desde 1960, foi originalmente chamado de Taça das Nações Europeias, trocando nome para Euro, mais tarde em 1968.
Até 1976 apenas 4 equipas entravam na fase final do torneio. A partir de 1980, 8 equipas competiam e desde 1996, 16 selecções jogam no torneio. Os competidores são escolhidos em numa série de jogos qualificativos, mas só a partir de 1968 foi incluída uma fase de grupos nas eliminatórias.
A França teve na origem desta Taça, tendo acolhido o primeiro Euro da história. A União soviética ganhou essa competição inaugural.
As selecções com maior número de títulos são a Alemanha que triunfou por três vezes e a França por duas.

Passemos, então, aos primeiros 3 Euros da História:

UEFA 60

A primeira competição europeia de selecções foi idealizada por um francês: Henri Delaunay, então dirigente da Federação Francesa de Futebol. A prova foi pensada em 1927, mas só em 1954, com o aparecimento da UEFA, é que a competição ganhou pernas para andar. Mesmo assim, algumas federações europeias mostraram-se reticentes e a luz verde só foi dada no Congresso da UEFA em 1957, dois anos depois de Delaunay ter falecido. Contudo, o criador da competição não foi esquecido, já que viria a dar o seu nome ao troféu que representa a prova.
Este Europeu, que quase não se realizou, dado o número de selecções participantes não atingir o mínimo de 16. Várias inscrições de última hora impediram esse destino, embora a primeira edição tenha registado as ausências de Itália, República Federal da Alemanha ou Inglaterra. A prova foi inicialmente desenhada com um formato de eliminatórias, em casa e fora, até às meias-finais, com o primeiro jogo a ser disputado a 29 de Setembro de 1958, a contar para a primeira ronda e não para a ronda preliminar. Esse jogo foi disputado perante 100,572 adeptos, no Estádio Lenine, em Moscovo, com a União Soviética a vencer o encontro com a Hungria, por 3-1.
A nossa Selecção Portuguesa ficou-se pelos Quartos de Final ao ser eliminada pela Jugoslávia.
Para as meias-finais passaram a URSS juntamente com França, Jugoslávia e Checoslováquia. Se alguns pensavam que os soviéticos não estavam nas meias-finais por méritos próprios (pois houve muita polémica contra a Espanha nos Quartos), as dúvidas ficaram desfeitas quando bateram os checos por 3-0!
Os da casa perderam por 5-4 ante a Jugoslávia, no jogo que ainda detém o recorde de golos marcados nas fases finais!
Na final, a URSS bateu a Jugoslávia por 2-1. Vencendo assim o primeiro Europeu de Futebol.

Top 3 melhores marcadores:
5 Jean Vincent - França
5 Just Fontaine - França
4 Milan Galić - Jugoslávia

Os considerados melhores jogadores deste Europeu foram: Lev Yashin, Vladimir Durkovic, Lasislav Novak, Igor Netto, Josef Masopust, Valentin Ivanov, Slava Metreveli, Milan Galic, Victor Ponedelnik, Dragoslav Sekularak, Borivoje Kostic

Participantes da fase final: Republica Checa, União Soviética (URSS), França, Jugoslávia

Curiosidade: A final começou às 22h00 de Moscovo, num domingo, e na altura em que Victor Ponedelnik, cujo sobrenome quer dizer segunda-feira na sua língua, apontou o golo do triunfo, durante o prolongamento, já passava da meia-noite na União Soviética. "Quando marquei o golo todos os jornalistas colocaram em título Ponedelnik Zabivayet v Ponedelnik [Segunda-feira marca na segunda-feira] ", lembrou o autor do tento.


UEFA 64

Este Europeu foi, como podem observar no Logotipo, realizado em Espanha. Era a continuação do crescimento do Euro.
O formato manteve-se sem alteração, com a qualificação a anteceder a fase final de quatro selecções, mas o eco da edição inaugural elevou o número de participantes de 17 para 29, desta vez já com Itália. Itália que seria eliminada logo nos oitavos de final pela URSS.
Nas meias-finais, a Dinamarca perdeu 3-0 com a URSS e a Espanha ganhou 2-1 à Hungria após prolongamento.
Na final, o forte espírito demonstrado pela Espanha, visto que se encontrava a jogar em casa, permitiu a esta, vencera URSS por 2-1. Uma final que se realizou no Santiago Barnabéu, com casa cheia.

Top 3 melhores marcadores:
7 Ole Madsen - Dinamarca
5 Ferenc Bene - Hungria
4 Amancio Amaro – Espanha

Os melhores jogadores deste Europeu foram: Lev Yashin, Feliciano Rivilla, Dezsö Novák, Ignacio, Zoco, Fernando Olivella, Amancio Amaro, Ferenc Bene, Valentin Ivanov, Jesús María Pereda, Luis Suárez, Flórián Albert.

Participantes da fase final: Espanha, Hungria, Dinamarca, União Soviética

Curiosidade: O triunfo da Espanha na edição de 1964 permanece como a sua única conquista numa competição internacional. De salientar que a medalha de ouro arrecadada no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1992 aconteceu igualmente em solo espanhol.


UEFA 68

Em 1968, a competição sofreu alterações, com a mudança de nome a ser acompanhada de alterações na estrutura da competição.
No que toca às alterações na prova, passou a vigorar o sistema de eliminação directa, que foi substituído por grupos de qualificação, fórmula que continua em vigor.
As selecções de Malta e Islândia ficaram de fora, ao passo que a República Federal da Alemanha pôde finalmente assinalar a sua estreia. Apesar do seu poderio, os alemães ficariam na segunda posição do seu grupo, atrás da Jugoslávia, que se apuraria para os quartos-de-final. Num desses grupos, verificou-se um embate entre a selecção das Ilhas Britânicas e a Inglaterra, então campeã do Mundo, esta ultima conseguiu vencer.
Nos restantes grupos houve algumas surpresas, já que Portugal, onde pontificava Eusébio, ficou em segundo lugar, atrás da Bulgária, ao passo que os belgas terminaram no segundo posto, atrás da França. Os detentores do troféu, a Espanha, não sentiram grandes dificuldades para se apurar.
Já nas Meias-Finais, encontrámos Inglaterra, a União Soviética, a Jugoslávia e a revigorada Itália. A Itália eliminou a URSS, ao passo que a Jugoslávia eliminou a Inglaterra.
Na final, a Itália venceu a Jugoslávia por 2-0.

Top 3 melhores marcadores:
3 Dragan Džajić - Jugoslávia
3 Vahidin Musemic - Jugoslávia
2 Angelo Domenghini – Itália

Os melhores jogadores deste Euro foram: Dino Zoff, Mirsad Fazlagić, Giacinto Facchetti,
Ivan Osim, Albert Shesternev, Bobby Moore, Sandro Mazzola, Angelo Domenghini, Geoff Hurst, Luigi Riva, Dragan Džajić.

Participantes da fase final: Inglaterra, Itália, União Soviética e Jugoslávia

Curiosidade: O triunfo da Itália sobre a União Soviética na meia-final foi o único jogo de uma grande competição internacional a ser decidido por moeda ao ar, embora a Turquia tenha eliminado a Espanha no Mundial de 1954 através de sorteio.


(Continua)

Etiquetas: ,



[ VOLTAR AO MUNDO NUNCA ANTES VISTO ]

Não te esqueças de passar pelos nossos mais recentes artigos:


Blogger Dexter argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
o onze do campeonato da europa de 1960 é todo de jogadores da urss :||||||

estes primeiros anos a rússia/urss dominava o futebol europeu :O

se não ganhava, andava la sempre muito perto... por acaso não fazia ideia destas coisas

acho que esta iniciativa do projecto euro é muito muito boa para os fãs do desporto rei
26 de maio de 2008 às 22:05  
Blogger David Pereira argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
Este ano, atribuo o favoritismo à Espanha e à Holanda!
26 de maio de 2008 às 22:12  
Blogger UnderTaker argumenta de forma nunca antes vista, dizendo...
A essa lista, Jericho acrescentava a Alemanha e Itália!
Mas penso que a Espanha vai ganhar... Torres, Villa, Silva, Joaquin, Fabregas, Sergio Ramos...

Que ganhe o melhor!
27 de maio de 2008 às 13:03